Programação Cultural

 Terça-feira (07/04), a partir das 18h no Hotel Fazenda Mato Grosso  abertura oficial do Fórum que acontecerá no Auditório principal do Hotel Fazenda Mato Grosso, localizado na região do Coxipó em Cuiabá. A solenidade de abertura contará com a presença de representantes do Ministério dos Esportes, da UFMT e dos indígenas envolvidos no evento. Após o ato, o Povo Umutina entra em cena, realizando a apresentação cultural, com danças e cantos tradicionais.

No dia 10 (sexta-feira), a partir das 18h  no Hotel Fazenda Mato Grosso será a vez do Povo Chiquitano da aldeia Vila Nova Barbecho realizar sua apresentação com a Orquestra de Violinos e instrumentos tradicionais Chiquitano. Após a apresentação, que leva ao publico elementos da cultura originária deste povo e os instrumentos advindos pelo contato com o não indígena, o grupo Nohaiares fará uma apresentação de danças tradicionais Chiquitano. Segundo Soilo Urupe, um dos responsáveis pela programação cultural do evento, os Chiquitano a apresentação trará uma música na língua materna e danças como a da “apá”, do Curusé e de roda. O Curusé é uma das mais conhecidas manifestações culturais deste povo, que utiliza o fifano, flauta e caixa, sendo os festejos regados a chicha de milho ou de mandioca e alimentos como a patasca, picadinho de mandioca, bolo de arroz e carne assada. Em sua totalidade, nas aldeias, geralmente acontece durante ao carnaval e tem duração de pelo menos 3 dias. Segundo Soilo, o Curussé reforça a relação de afinidade entre os Chiquitano, enquanto etnia e a relação com a natureza.

Já no dia 11 (sábado), as 9h da manhã no auditório da UFMT, o povo Bororo toma conta das apresentações culturais, trazendo danças rituais. Segundo Adriano Makuda, membro da etnia Bororo, graduado em direito pela UFMT e um dos articuladores desta programação, os participantes são da aldeia Meruri , localizada no município de General Carneiro, que realizarão a apresentação do canto e dança do “Cibae Etawado”. Makuda explica que essas danças e cantos são executados nos momentos de alegria e tristeza e fala dos sujeitos que compõem o mundo Bóe (auto denominação dos Bororo).

As apresentações acontecerão sempre a partir das 18 horas, também no Hotel Fazenda Mato Grosso. Além das apresentações Culturais, quem for ao hotel poderá conferir a Feira de Artes, que contará com venda de artigos originários dos povos indígenas de diferentes regiões do país. Esta feira será montada durante todo o dia. Além da Feira, o visitante pode percorrer as exposições Patrimônio Imaterial Mato-Grossense e de fotografias.

Ainda no Hotel Fazenda durante o evento:
Exposição

Patrimônio Imaterial Mato-Grossense

A exposição Patrimônio Imaterial Mato-Grossense é itinerante e já circulou por diferentes cidades. Teve a curadoria dos professores Heloísa Ariano, Denilton Gaio e Thereza Marta Presotti, da UFMT, que selecionaram uma amostra dos resultados do projeto de pesquisa Inventário Documental do Patrimônio Imaterial Mato-Grossense, desenvolvido em 2009 e 2010. Durante o evento, a exposição dará ênfase ao Patrimônio Imaterial Indígena de MT através de exposição fotográfica e vídeos:

  • YAOKWA – O Banquete dos Espíritos ( Ritual Registrado no Livro das Celebrações em 2010) – Tem uma versão de 15 min (IPHAN) e outro mais completo de 40 min ( VICENTE CARELLI) .
  • RITXÒKÒ – Bonecas Cerâmicas Karajá (Registrado no Livro dos Oficios-Modos de Fazer em 2012) – Produzido pela UFG- Museu Antropológico.

Os vídeos serão projetados na Quarta-feira e quinta-feira a partir das 19h.

Exposição Povos indígenas Contemporâneos

Esta exposição é resultante de uma oficina de fotografia ministrada para os estudantes indígenas da UFMT e conta com imagens captadas pelos participantes, seja na cidade, seja na sua aldeia de origem. A ideia é que cada um deles, pudesse dar visibilidade a temas e contextos que gostariam de apresentar ao público, privilegiando assim, o olhar indígena ao registro do cotidiano. A exposição tem a curadoria de Téo de Miranda e Naine Terena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s