I Foppelin fomenta discussões sobre Cultura, Esporte e Lazer para os povos indígenas

Ascom / UFMT

Ao longo desta semana, o I Fórum de Políticas Públicas de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas (Foppelin), que acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, vem trazendo discussões que resultarão em um documento orientador da Política Nacional para essas áreas. Voltado para estudantes, palestrantes e lideranças indígenas e não indígenas que trabalham com políticas públicas sobre o assunto, o evento tem reunido cerca de 260 pessoas por dia.
Para a professora Beleni Saléte Grando, coordenadora geral do evento, o Foppelin tem atendido às expectativas. Para ela, o evento está se caracterizando como um “espaço para formação política; eles podem discutir e pontuar problemas, pensar em soluções e trazer trocas dessa diversidade toda do que é a identidade indígena brasileira”.
Acrescenta que “as mesas estão atendendo aos objetivos do fórum e isso é extremamente positivo”. Explica que as discussões que têm sido feitas são uma base para diversos estudos e que é interessante ver como as práticas culturais têm uma contribuição para a saúde e para a educação, uma vez que elas vão além do bem-estar físico apenas.
Um dos líderes indígenas presentes, Paulinho Paiakan, da etnia Kayapó, do sul do Pará, comenta que um evento como este é ótimo para o jovem indígena, pois o incentivará a praticar o esporte. “Eu estava ouvindo as coisas que eu sabia, mas não tinha confirmação que era assim mesmo”, diz ao falar sobre os dois primeiros dias do Foppelin.
A professora conta que a participação tem sido muito boa, tanto em questão de números, quanto em questão do conteúdo que as pessoas têm agregado a cada sessão. O evento reúne pessoas de diversos estados e etnias e prossegue até sábado (11).

Anúncios

Sobre esporteindigena

Fórum de esporte e lazer indígena
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s